terça-feira, 1 de maio de 2007

PALESTRA DO CINESATA BAIANO ROQUE ARAÚJO

Neste último domingo dia 29 de abril tivemos a presença do cineasta baiano Roque Araújo na nossa Escola Estadual Helena Magalhães. Vários equipamentos interessantes como a lente do diretor, filtros e o fotómetro foram mostrados aos alunos das oficinas de Produção Cultural e TV e Teledramaturgia do Projeto Cine Escola. Dentro de suas explanações Roque Araújo nos relatou vários momentos memoráveis e histórico do cinema baiano dividindo com a turma suas experiências dentro de grandes produções como Deus e o Diabo na terra do sol ao lado de Glauber Rocha. Roque também nos apresentou seus filmes entre eles No tempo de Glauber. "O filme é uma síntese das obras e imagens antigas de Glauber Rocha como diretor e ator. Recortes de jornais e fotografias ao lado de seus amigos, parentes e personalidades do universo do cinema. O Documentário reúne dados biográficos e depoimentos sobre um dos mais importantes cineastas brasileiros dos últimos tempos e expoente máximo do Cinema Novo. É a reconstrução de uma obra inacabada de Glauber Rocha, "Krysto no Terceiro Mundo", o segundo capítulo de "A Idade da Terra". Roque Araújo deu continuidade ao trabalho do cineasta, montando as imagens já filmadas conforme a idéia inicial de Glauber " (1987).
Os alunos puderam tirar dúvidas e se interaram com muitas curiosidades a exemplo sobre os efeitos especiais cinematográfico, as câmeras utilizadas no cinema, a distribuição dos filmes brasileiros e as dificuldades en torno da mesma, a história do cinema brasileiro, entre outras coisas.
Roque ainda se colocou a disposição das turmas para novos encontros e encerrou sua palestra ao som de longos aplausos.

Referências Bibliográficas:
ROCHA, Glauber; ARAÚJO, Roque. No tempo de Glauber. Salvador, 1987. 1 filme (92 min), son., color., 35mm. Longa metragem.

Um comentário:

Blog Maceté disse...

Grande mestre e amigo, Roque Araujo, um exemplo para mim, um cara sensacional, entre poucos do meio cinematografico, tenho o prazer de trabalhar com Roque a mais de 4 anos na Dimas.quer saber sobre o cinema baiano e brasileiro. procure Roque Arujo, não precisa pagar, ele te atende de graça com todo o carinho do mundo.. Roque é demais..
Abraço meu velho